HISTÓRIA PAINTBALL
#Como começou o Paintball ...
Nos meados dos anos 60 Charles Nelson criou, sem saber ainda, o paintball. Tudo começou com a sua empresa, a “Nelson Paint Company”, fundada em 1940 por Charles e Evan Nelson. Eles patentearam inúmeros aparatos que os guardas florestais usavam para marcar madeira com tinta. Um deles era uma estranha pistola de spray de tinta. Mas o paintball foi "inventado" graças ao Serviço Florestal dos EUA que encomendou à “Nelson Paint Company” um equipamento marcador de tinta confiável para uso à distância. O problema era que as árvores às vezes estavam depois de um córrego ou de mata densa. A ideia das bolas de tinta era que poderiam ser disparadas pelas obstruções do caminho e também uma bola de tinta disparada de um equipamento marcador de tinta teria um alcance bem maior que o de uma pistola de spray. Fazendeiros poderiam também usar as bolas para marcar gado da mesma forma. Charles Nelson matutou sobre essa idéia e inventou um projétil de tinta que pudesse ser disparado de uma arma de pressão. O projétil foi criado injetando-se tinta dentro de cápsulas de gelatina normalmente usadas como drágeas de um remédio para cavalos.
A empresa de Nelson então fez uma parceria com a Crossman para projetar uma pistola para disparar essas “bolas de tinta”,
Crossman 150
mas após 4 anos de produção com vendas fracas, a Crossman não achou vantajoso financeiramente continuar com a produção. Nelson procurou então a empresa Daisy, fabricante de “arminhas de chumbinho” para fabricar uma pistola de paintball. Por não ser o proprietário do projeto da Crossman 707, Nelson não podia simplesmente passar o desenho para o outro fabricante e um novo projeto teve de ser pensado. Foi o que a Daisy fez criando a Daisy Splotchmarker, que ficou famosa como a atual notória Nel-Spot 007. As bolinhas de paintball também começaram a ser produzidas em massa. Com contrato com a empresa Nelson, a RP Scherer produziu bolinhas com tintas a base de óleo para os equipamentos marcadores de tinta.
# No Brasil ...
No final de 1987, surgiu a ideia de se trazer, para o Brasil, o jogo que surgiu e cresceu nos Estados Unidos.
No primeiro jogo, os marcadores eram do 1º lote de Busterballs, muito pesados, pois, eram de aço, as máscaras eram de motocross com lentes desenvolvidas para Paintball, e assim, o primeiro jogo foi realizado no dia 21 de Julho de 1990, na inauguração do War Paintball. A idade média é de 11 anos, com a supervisão de um adulto.
# Tipos de jogos ...
Existem três tipos básicos de jogos de paintball: speed, cenário e real action.
O speed, mais acessível aos iniciantes, divide-se em "speed normal" e "speed urbano". No primeiro, o campo de jogo é permeado com barreiras infláveis. No segundo, speed urbano, o campo possui obstáculos feitos de coisas cotidianas, tais como paredes, tuneis, carros etc. A principal característica do speed/speed urbano é que a área de combate é pequena, normalmente as equipes conseguem se ver antes de começar a partida, são times pequenos (de 3 a 8 jogadores de cada lado) e gasta-se muita munição.
E existem também os jogos de cenário: Neles vocês simula um cenário real, com duas ou mais equipes (de tamanho variável, de acordo com a missão) e uma hierarquia de comando, em situações como - por exemplo - captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, terror e antiterror, operações especiais, libertação de reféns, antibomba etc. As possibilidades são virtualmente infinitas.
O real action é uma modalidade parecida com o cenário mas, mas que busca uma proximidade quase teatral com a realidade,uma compendium de regras mais extenso. Nos Estados Unidos, o RA-Real Action é chamado de Milsin (Militar Simulation). Dentre os principais diferenciais do RA, podemos destacar uma maior complexidade da missão, períodos de jogos mais extensos, limitação de munição (30 unidades por recarga), número limitado de recargas, presença de personagens (Capitães, snipers, sam (jogador com munição de 150 unidades), médicos, armeiros e engenheiros).
Para realização de jogos de RA e cenário, é costumeiro usar-se fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados - tudo com a devida permissão dos proprietários.
# Equipamento speed ...
# Equipamento R.A ...
O equipamento utilizado pode variar, segundo o tipo de competição, no entanto três coisas são requeridas sempre:
1- Marcador
2 - Paintball - Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, basicamente poli etilenoglicol, outras substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador.
3 - Equipamentos de proteção individual -
Principalmente "máscara para o rosto" e roupas confortáveis.
No geral, o equipamento pode ser dividido em proteção e combate.
Proteção - a proteção mínima requerida de um praticante de paintball é uma calça (jeans normalmente), tênis, uma camiseta e -
principalmente - a máscara. A máscara (especial) é a maior proteção do jogador porque o impacto direto de uma bolinha no rosto terá consequências muito sérias, que incluem, entre outras, quebrar dentes e cegar.
Em termos de proteção auxiliar (opcional) - e isso varia de pessoa para pessoa - pode-se usar coletes, blusões de manga longa, luvas, joelheiras, cotoveleiras, pescoceira, macacões, botas, roupas acolchoadas, capacetes e mais algumas coisas nesse sentido.
Combate - o básico do combate é o marcador que precisa ter:
- cilindro (de AR - comprimido, Nitrogênio ou de CO2) para propelir as munições; - carregador (normalmente gravitacional, mas existem eletrônicos e pneumaticos) para levar as munições; e - as munições de paintball (bolinhas carregadas de uma tinta especial).
A tinta de paintball sai fácil com água. Muito fácil mesmo, ninguém precisa se preocupar que vai "perder" uma roupa que use no paintball.
Equipamentos adicionais (não obrigatórios) de combate incluem: granadas de tinta, pistolas de paintball, rádio comunicadores, laringofones, capacetes táticos, camuflagem, lanterna, binóculos, escudos de paintball, minas terrestres de paintball, carregadores extras, bipe e tripés, arco e flecha (de paintball), fardas e afins.
Inclusive em alguns cenários e grandes jogos, admite-se o uso de tanques de guerra (carros de combate blindados adaptados para paintball) e o uso de helicópteros reais para inserção e extração de equipes de operações especiais.
Normalmente todo equipamento mínimo necessário pode ser alugado no local do jogo.
# AVISO IMPORTANTE ...
O uso da máscara é fundamental porque o impacto das munições de paintball, normalmente propelidas a cerca de 280 pés por segundo (FPS), podem causar cegueira ou outros danos colaterais sérios.
Nos meados dos anos 60 Charles Nelson criou, sem saber ainda, o paintball. Tudo começou com a sua empresa, a “Nelson Paint Company”, fundada em 1940 por Charles e Evan Nelson. Eles patentearam inúmeros aparatos que os guardas florestais usavam para marcar madeira com tinta. Um deles era uma estranha pistola de spray de tinta. Mas o paintball foi "inventado" graças ao Serviço Florestal dos EUA que encomendou à “Nelson Paint Company” um equipamento marcador de tinta confiável para uso à distância. O problema era que as árvores às vezes estavam depois de um córrego ou de mata densa. A ideia das bolas de tinta era que poderiam ser disparadas pelas obstruções do caminho e também uma bola de tinta disparada de um equipamento marcador de tinta teria um alcance bem maior que o de uma pistola de spray. Fazendeiros poderiam também usar as bolas para marcar gado da mesma forma. Charles Nelson matutou sobre essa idéia e inventou um projétil de tinta que pudesse ser disparado de uma arma de pressão. O projétil foi criado injetando-se tinta dentro de cápsulas de gelatina normalmente usadas como drágeas de um remédio para cavalos.
A empresa de Nelson então fez uma parceria com a Crossman para projetar uma pistola para disparar essas “bolas de tinta”,
Crossman 150
mas após 4 anos de produção com vendas fracas, a Crossman não achou vantajoso financeiramente continuar com a produção. Nelson procurou então a empresa Daisy, fabricante de “arminhas de chumbinho” para fabricar uma pistola de paintball. Por não ser o proprietário do projeto da Crossman 707, Nelson não podia simplesmente passar o desenho para o outro fabricante e um novo projeto teve de ser pensado. Foi o que a Daisy fez criando a Daisy Splotchmarker, que ficou famosa como a atual notória Nel-Spot 007. As bolinhas de paintball também começaram a ser produzidas em massa. Com contrato com a empresa Nelson, a RP Scherer produziu bolinhas com tintas a base de óleo para os equipamentos marcadores de tinta.
# No Brasil ...
No final de 1987, surgiu a ideia de se trazer, para o Brasil, o jogo que surgiu e cresceu nos Estados Unidos.
No primeiro jogo, os marcadores eram do 1º lote de Busterballs, muito pesados, pois, eram de aço, as máscaras eram de motocross com lentes desenvolvidas para Paintball, e assim, o primeiro jogo foi realizado no dia 21 de Julho de 1990, na inauguração do War Paintball. A idade média é de 11 anos, com a supervisão de um adulto.
# Tipos de jogos ...
Existem três tipos básicos de jogos de paintball: speed, cenário e real action.
O speed, mais acessível aos iniciantes, divide-se em "speed normal" e "speed urbano". No primeiro, o campo de jogo é permeado com barreiras infláveis. No segundo, speed urbano, o campo possui obstáculos feitos de coisas cotidianas, tais como paredes, tuneis, carros etc. A principal característica do speed/speed urbano é que a área de combate é pequena, normalmente as equipes conseguem se ver antes de começar a partida, são times pequenos (de 3 a 8 jogadores de cada lado) e gasta-se muita munição.
E existem também os jogos de cenário: Neles vocês simula um cenário real, com duas ou mais equipes (de tamanho variável, de acordo com a missão) e uma hierarquia de comando, em situações como - por exemplo - captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, terror e antiterror, operações especiais, libertação de reféns, antibomba etc. As possibilidades são virtualmente infinitas.
O real action é uma modalidade parecida com o cenário mas, mas que busca uma proximidade quase teatral com a realidade,uma compendium de regras mais extenso. Nos Estados Unidos, o RA-Real Action é chamado de Milsin (Militar Simulation). Dentre os principais diferenciais do RA, podemos destacar uma maior complexidade da missão, períodos de jogos mais extensos, limitação de munição (30 unidades por recarga), número limitado de recargas, presença de personagens (Capitães, snipers, sam (jogador com munição de 150 unidades), médicos, armeiros e engenheiros).
Para realização de jogos de RA e cenário, é costumeiro usar-se fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados - tudo com a devida permissão dos proprietários.
# Equipamento speed ...
# Equipamento R.A ...
O equipamento utilizado pode variar, segundo o tipo de competição, no entanto três coisas são requeridas sempre:
1- Marcador
2 - Paintball - Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, basicamente poli etilenoglicol, outras substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador.
3 - Equipamentos de proteção individual -
Principalmente "máscara para o rosto" e roupas confortáveis.
No geral, o equipamento pode ser dividido em proteção e combate.
Proteção - a proteção mínima requerida de um praticante de paintball é uma calça (jeans normalmente), tênis, uma camiseta e -
principalmente - a máscara. A máscara (especial) é a maior proteção do jogador porque o impacto direto de uma bolinha no rosto terá consequências muito sérias, que incluem, entre outras, quebrar dentes e cegar.
Em termos de proteção auxiliar (opcional) - e isso varia de pessoa para pessoa - pode-se usar coletes, blusões de manga longa, luvas, joelheiras, cotoveleiras, pescoceira, macacões, botas, roupas acolchoadas, capacetes e mais algumas coisas nesse sentido.
Combate - o básico do combate é o marcador que precisa ter:
- cilindro (de AR - comprimido, Nitrogênio ou de CO2) para propelir as munições; - carregador (normalmente gravitacional, mas existem eletrônicos e pneumaticos) para levar as munições; e - as munições de paintball (bolinhas carregadas de uma tinta especial).
A tinta de paintball sai fácil com água. Muito fácil mesmo, ninguém precisa se preocupar que vai "perder" uma roupa que use no paintball.
Equipamentos adicionais (não obrigatórios) de combate incluem: granadas de tinta, pistolas de paintball, rádio comunicadores, laringofones, capacetes táticos, camuflagem, lanterna, binóculos, escudos de paintball, minas terrestres de paintball, carregadores extras, bipe e tripés, arco e flecha (de paintball), fardas e afins.
Inclusive em alguns cenários e grandes jogos, admite-se o uso de tanques de guerra (carros de combate blindados adaptados para paintball) e o uso de helicópteros reais para inserção e extração de equipes de operações especiais.
Normalmente todo equipamento mínimo necessário pode ser alugado no local do jogo.
# AVISO IMPORTANTE ...
O uso da máscara é fundamental porque o impacto das munições de paintball, normalmente propelidas a cerca de 280 pés por segundo (FPS), podem causar cegueira ou outros danos colaterais sérios.